EU QUE SEMPRE FUI CONTRA TODOS OS PADRÕES, SÓ POSSO CLASSIFICAR O PADRÃO DE BELEZA, COMO O MAIS ABSURDO E CANALHA, DOS QUE CAMPEIAM A HIPOCRISIA HUMANA.
ESQUECENDO QUALQUER CITAÇÃO SOBRE RACISMO, SIMPLESMENTE OBSERVANDO O DIFERENTE, EU REAFIRMO A CADA DIA A MINHA CONCEPÇÃO DO ABSURDO.
UM FATO QUE ME MARCOU MUITO FOI A TRANSMISSÃO DE UM CARNAVAL EM SALVADOR, MAIS PRECISAMENTE NO ANO DE 2000, QUANDO NAQUELE MOMENTO PASSOU A SER POLITICAMENTE INCORRETO DEMONSTRAR QUALQUER TIPO DE RACISMO.
OS APRESENTADORES CLASSIFICAVAM OS BLOCOS DE PREDOMINÂNCIA BRANCA DE BLOCOS BONITOS E OS DE PREDOMINÂNCIA MESTIÇA DE BLOCOS ANIMADOS.
É EVIDENTE QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ASSISTIAM A ESTE EVENTO PELA TV, CONCORDAVAM COM O FATO DE QUE O BLOCO MAIS BONITO ERA O BLOCO DE PREDOMINÂNCIA BRANCA, MAS, O QUE ME IMPRESSIONA É QUE DENTRE ESTAS PESSOAS A GRANDE MAIORIA ERA DE PREDOMINÂNCIA MESTIÇA.
DESDE OS MEUS PRIMEIROS DIAS NO MUNDO OUVI FALAR DE PESSOAS BONITAS, E ESTAS PESSOAS, TODAS ELAS ERAM DE ASCENDÊNCIA EUROPÉIA.
COMO PODE UM INDIVÍDUO FUGIR A ESSE PADRÃO QUE LHE É INCESSANTEMENTE EMPURRADO GOELA ABAIXO?
FALA-SE MUITO EM DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPESSÃO, QUANDO O QUE SE VÊ É SIMPLESMENTE A ESCRAVIDÃO DO PENSAR.
QUANDO EM MEUS DEBATES ANTOLÓGICOS COM UM AMIGO NA MINHA CIDADE NATAL EU PROFERIA A FRASE DE QUE “NÃO GOSTO DE CAETANO VELOSO”, QUANDO ESSE, OBSERVADO SÓ PELO LADO MUSICAL, EU ERA ABORDADO POR TODOS QUE ESTAVAM À MESA, NAQUELAS SAÍDAS DE SEXTAS, APÓS O TRABALHO, COM PALAVRAS ATÉ DE BAIXO CALÃO QUE DESEMBOCAVAM NA IDÉIA DE QUE, SENDO EU, PSEUDO-INTELIGENTE DEVERIA ENTENDER QUE CAETANO ERA O MELHOR.
POIS BEM, EU EXPLICAVA A TODOS QUE EU O CONSIDERAVA UM GRANDE ARTISTA, MAS NÃO UM GRANDE MÚSICO, POIS UM ARTISTA PARA MIM É AQUELE QUE CONSEGUE LEVAR ATRAVÉS DE SUA FORMA DE VER O MUNDO SUA MENSAGEM. EU SÓ NÃO CONCORDO COM A MENSAGEM DELE, MAS NÃO DEIXO DE RECONHECER NELE UM GRANDE ARTISTA.
POIS É, OS PADRÕES SÃO ESTES DEMÔNIOS QUE CIRCUNDAM A VIDA HUMANA E ESPERAM ALGUM MOMENTO DE BOBEIRA DO PENSAMENTO PARA PENETRAR E JAMAIS SAIR.
A BELEZA É COM CERTEZA A GRANDE VILÃ DOS PADRÕES, POIS CONSIDERE BELEZA, NÃO SÓ A FÍSICA, MAS TAMBÉM A BELEZA COMO UM TODO.
SE GOSTAR DA MÚSICA, ELA É BELA, MAS SE NÃO GOSTAR, ELA É FEIA. SERÁ?
COMO O GOSTO PODE SER PADRONIZADO, JÁ QUE TODOS SABEM E CONCORDAM QUE GOSTO É IGUAL. CADA UM TEM O PRÓPRIO?
É SIMPLESMENTE MAIS UMA HIPOCRISIA QUE PASSA DESPERCEBIDA EM NOSSO DIA A DIA.
ATÉ A ARTE ESTÁ HOJE, LIGADA A BELEZA FÍSICA, DENTRO DOS PADRÕES DA SOCIEDADE. OS ARTISTAS QUE PRECISAM APARECER EM PÚBLICO, EM CINEMA E OU TELEVISÃO ESTÃO SENDO PRETERIDOS, NÃO POR SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL, MAS PELA BELEZA, DENTRO DOS PADRÕES. FICA A PERGUNTA: – E QUANDO ESTA PESSOA FICAR VELHA? FICAR DESFIGURADA POR ALGUM ACIDENTE?
ESTAMOS CRIANDO UMA SOCIEDADE EM QUE OS PADRÕES DE BELEZA COLOCAM À MARGEM DA SOCIEDADE OS CONSIDERADOS FEIOS. ENTRE ELES ESTÃO OS GORDOS, OS BAIXINHOS, OS NEGROS E POR AI VAI. SE NÃO ESTIVER DENTRO DOS PADRÕES É COLOCADO PARA FORA SUMARIAMENTE.
O QUE MAIS ME AMEDRONTA É QUE OS QUE SÃO COLOCADOS DE FORA, TAMBÉM CONCORDAM COM ESTES PADRÕES, E, SE VÊ ALGUÉM QUE NÃO ESTÁ CLASSIFICADO COMO BONITO TAMBÉM CRITICA.
OS QUE FOGEM A ESTE PADRÃO DE BELEZA E QUE TEM UMA QUALIDADE ACIMA DO NORMAL SÃO ABSORVIDOS PELA ESTRUTURA, MAS NÃO PASSAM DE APARIÇÕES REPRESENTANDO SEMPRE OS BUFÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário